terça-feira, 31 de julho de 2012

Leandro Guilheiro

Fala pessoal,

Queria só destacar as palavras do nosso judoca campeão, que acabou perdendo a chance de medalha nos Jogos.

Após a derrota, o cara foi sincero, ao inves de ficar inventando desculpas. Disse, em suma, que se não ganhou não foi por pressão ou coisa parecida, e sim porque não teve capacidade de ganhar.

Perfeito! O cara foi honesto e assumiu a responsabilidade da derrota, assim como assume os louros da vitória quando vence.

Esse é o espírito de um atleta e de um verdadeiro campeão. Digo isso porque colocar a culpa em si mesmo, em um caso como esse, é reconhecer o próprio potencial ("eu podia ter vencido") e perceber que faltou algo de si mesmo, ou de seu treinamento para que o resultado fosse positivo.

É muito comum os atletas usarem desculpas mais do que conhecidas para atribuirem um mal resultado a algo que não seja interno a eles. Isso é natural para a maioria dos seres humanos. Sempre tem aquela pessoa que acha que não ganha a promoção no trabalho porque o chefe é um pentelho, mas não sabe somar 2+2; aquela pessoa que diz que foi mal na prova por causa do professor, mas não estudou 10 minutos, etc.

No caso dos atletas são várias desculpas: não dormiu bem, o evento foi mal organizado, muita pressão, etc.

Claro, é verdade que em alguns casos essas "desculpas" são válidas, como também é verdade que existem chefes pentelhos. Mas o problema é que essas desculpas viram regra, e a derrota no esporte não pode ser explicada sempre assim!

Parabéns ao Guilheiro, mais uma vez.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário